domingo, 15 de maio de 2011


No passado dia treze de Maio, pelas quinze horas, decorreu na biblioteca municipal da Covilhã mais uma apresentação do livro "Unidos no amor - contra a indiferença" da autoria de Isabel Barata e Manuel Matos (que, inflizmente, faleceu em 2009), ambos portadores de deficências graves no aspecto motor. Tenho o prazer de poder dizer que conheço a Isa (para amigos) aa alguns anos, embora só a tenha conhecido pessoalmente nesta Sexta-feira.
UNIDOS NO AMOR - Contra a indiferença.
É um livro que conta a vida de duas pessoas com deficiencia (Isa e Manel) que se amavam, mas este amor não era visto como possivel e não abençoado. E tal poderia comprovar-se pelas palavras da mãe do Manel que, depois de muita luta, chegou a aceitar um casamento mas com alguém que tratasse dele. Espelhou bem a sociedade que pensa que os deficientes não tem direito a amar e a ter uma vida, este livro é uma "luta" contra essa ideia e é uma prova de que se pode amar mesmo tendo problemas de saúde graves. É também um livro que se podedividir em dois, ou seja, é escrito de duas formas diferentes. Uma, a do Manel, é uma escrita fluente, e em certos pontos é, cómica e critica (convém referir que o Manel escreveu várias obras) e a outra parte, é a escrita pela Isa, também muito cuidada e mais virada para a espiritualidade e para as experiências que nos fazem reflectir em "qual é a minha missão aqui", "quem sou eu".
Um excelente livro que obriga o leitor a reflectir e que, de certo modo, vicía, pois ao iniciar a leitura inicia-se uma curiosidade para conhecer o resto da história.

Sem comentários:

Enviar um comentário